“Microsoft nunca tivesse passado sem Paul”. Assim, sincero e contundente se mostrou Bill Gates, esta terça-feira em teu web site pessoal com uma entrada em que quis sobressair o seu mais sincero afeto daquele homem que, como ele mesmo reconhece, mudou a tua vida.
Paul Allen, que morreu na terça-feira aos 65 anos de idade, fundou próximo com Bill Gates e a Microsoft, essa que revolucionou o universo do software e de pcs pessoais. “Paul previu que os computadores mudariam o universo”, reconhece Gates.
- Registado em: Vinte e um fev 2004
- Adicionado suporte para comandos, embora de momento são inutilizáveis
- Insultos a outros usuários.
- Problemas no iOS depois da última atualização
- WhatsApp vai deixar de funcionar nestes móveis em 2017
“até mesmo na instituição, antes de qualquer um de nós soubesse o que era um computador pessoal, previu que os chips tornaram-se super poderosos e com eles formar uma indústria inteiramente nova. Essa visão dele foi a pedra angular de tudo o que fizemos juntos”, diz o nesta hora filantropo.
Bill Gates homenageia um de seus melhores amigos, reconhecendo que a Microsoft nunca tivesse sido o que é se não chega a ser por ele. “Em dezembro de 1974 -recorda-, ele e eu vivíamos em Boston. Ele estava trabalhando e eu estava indo pra o colégio. Um dia veio e me chamou insistente, descrevendo-me que fora a olhar a imprensa em um quiosque próximo.
Quando chegamos, ele me descreveu a capa da edição de janeiro do “Popular Electronics’. Mostrava um novo computador chamado Altair 8800, que funcionava com um novo e robusto chip. Paul olhou pra mim e argumentou: ‘Isto está acontecendo sem nós! Esse momento marcou o desfecho da minha carreira universitária e o início de nossa nova empresa, a Microsoft.
Tudo ocorreu em consequência a Paul”. Paul Allen, que sempre esteve à sombra de Bill Gates. Contudo, como o respectivo Gates reconheceu, era um autêntico visionário e no momento em que, pela década de 1970, as pessoas dependiam ainda da máquina de digitar, Allen neste momento sabia qual era o trajeto que deviam acompanhar. Paul Allen nasceu em Seattle e foi pra a instituição de ensino com Gates. “Eu conheci no momento em que estava na sétima série e mudou a minha existência”, reconhece o fundador da Microsoft.
Os dois juntos desenvolveram uma forma um tanto ímpar. O seu primeiro centro de operações situou-se em um motel de rodovia chamado Sundowner, onde hoje ergue-se um complexo de apartamentos. Ali resolveram instalar Microsoft, uma em vista disso desconhecida empresa, para estar mais perto do primeiro cliente pro qual trabalharam: MITS, a organização criadora do Altair 8800, aquele sucesso que Allen não queria perder.
Gates entrou em contato com os criadores desta primeira micro computador e propôs que desenvolveria uma versão da linguagem BASIC para o pc. Em somente oito semanas o fez, e conseguiu que o MITS distribuída em seus Altair 8800. Gates, para poder fazer essa linguagem de programação, deixou a universidade de Harvard.
Allen bem como abandonou a Washington State University, pra se juntar a Gates e prestar-se ao desenvolvimento de software. Juntos, eles se mudaram pra Albuquerque. A Microsoft é o repercussão da combinação de duas frases: microcomputador e software. Aparentemente, a primeira vez que se usou foi formalmente numa carta que Gates enviou Allen em vinte e nove de novembro de 1975. No dia seguinte, imediatamente era uma marca registrada.
Allen era 2 anos mais velho que Gates. “Mudou minha vida”, garante. Passamos quase todo o nosso tempo livre jogando com cada computador”, lembra. “Paul era mais genial do que eu”, sentença Gates. A carreira de seu colega no Microsoft foi truncado em 1983, no momento em que foi diagnosticado com a doença de Hodgkin e teve que abandonar a companhia. “Paul merecia mais tempo na vida”, defende Gates.