O planejamento consiste em definir o curso concreto de ação que precisa ser seguido, estabelecendo os princípios que precisam guiar a seqüência de operações pra realizá-lo e as determinações de tempo e de números necessários pra tua realização. Primeiro, o planejamento é com o futuro das decisões atuais. Isto significa que o planejamento estratégico observa a cadeia de conseqüências de causas e efeitos durante um tempo, relacionada com uma decisão real ou intencional que tomará o diretor. Terceiro, o planejamento estratégico é uma atitude, uma maneira de vida; requer disposição para agir com base na observação do futuro, e uma determinação pra planejar permanente e sistematicamente como uma fração integral da direcção.
uma Casa, um sistema de planejamento estratégico formal une três tipos de planos fundamentais, que são: planos estratégicos, programas e médio tempo, orçamentos a curto período e planos operacionais. O lugar responde a pergunta: Em que negócios pretendemos estar? Um dos primeiros passos pela análise estratégica é o de estipular em que negócio estamos. Os negócios que fazemos são o item de um conjunto de decisões tomadas ou não tomadas no passado e a prosperidade da indústria e dos mercados. Uma elevada percentagem dos resultados de um negócio está ligado à própria rentabilidade da indústria e dos mercados específicos. Outro, vem de nossas decisões e ações, isto é, as nossas estratégias e tua implementação.
- 3º – Mercadona: 76.000 funcionários
- O valor de um bem é definido pelo número de horas que incorpora o trabalhador
- O Paraíso
- um A inevitável decadência do império (1354-1385)
O lugar instaura e delimita o “campo de guerra”, onde vai competir. As estratégias competitivas determinam o como vai competir (Rodrigues,2001a). Pra fazer boas estratégias, há que meditar em termos estratégicos. Esta é uma habilidade que podes se desenvolver, no entanto não todas as pessoas, por alguma justificativa ou outra, eles são capazes de conseguir. Pela organização há que alcançar a união das múltiplas habilidades daqueles que a compõem. Pra fazer o desenvolvimento estratégico são necessários insumos que podem ser recolhidos por intervenção de toda a organização.
Um ótimo plano estratégico e tua implementação efetiva precisa doar como consequência um acrescento no valor da empresa para o acionista. Todo o procedimento de desenvolvimento de estratégias necessita culminar em uma validação financeira do valor da empresa.
Esta é alcançado fazendo projeções financeiras das opções estratégicas a que se chega obrigatoriamente na análise. A extensão financeira e a grandeza estratégica precisam destinar-se de mãos dadas, em tal grau no desenvolvimento de estratégias como o controle estratégico. “Planejamento Estratégico é o processo pelo qual os líderes organizam seus objetivos e tuas ações no tempo.
Não é um domínio da alta gerência, todavia um procedimento de comunicação e de explicação de decisões no qual intervêm todos os níveis estratégicos da organização”. Planejamento estratégico não é apenas uma ferramenta-chave para o diretor. Por vários anos, os militares utilizaram a estratégia com a significação de um extenso plano feito à claridade do que se acreditava que um adversário faria ou deixaria de fazer. A despeito de este tipo de plano é normalmente um escopo competitivo, tem sido utilizado cada vez mais como um termo que reflete amplos conceitos globais do funcionamento de uma corporação. Diversas vezes, as estratégias denotam, assim sendo, um programa geral de ação e um conato de penhores e recursos pra adquirir objetivos amplos.
Anthony (revisto de Evolvi, 2001) os define como o efeito de o processo de decidir sobre os objetivos da organização, sobre isso as alterações a esses objectivos e políticas que necessitam governar a aquisição, o exercício e a organização destes recursos. Fred (1997), do mesmo jeito que Heizer e Render (1991) concordam que as estratégias são um meio pra atingir os objectivos a alongado tempo.
Porter (1989) diz que é o plano de curso das atividades numa corporação no sector industrial. Pearce nos diz que a atividade é “uma descrição prolongada, objecto de uma organização que a distingue de novas similares. Todos esses estilos e as estimativas sobre a melhoria do negócio, previstas na estratégia global da corporação e é ela que define as políticas de operação do negócio. Assim como, as flutuações do mercado, a concorrência, o volume da demanda, a observação do serviço ou produto que dá a organização, além de outros mais, são fatores sérias pra definir uma estratégia de negócio.