Uruguai, oficialmente República Oriental do Uruguai, é um país da América do Sul, situado pela cota oriental do Cone Sul-americano. É uma república presidencialista subdividida em 19 departamentos e 112 municípios. Dois milhões, o que representa 56,3 % do total nacional. É associado-fundador das Nações Unidas, do Mercosul, da OEA, da UNASUL e do G77, e forma quota de outros organismos internacionais. O atual território uruguaio foi conhecido ao longo da época colonial como Banda Oriental, e incluía parte do atual estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
No dia vinte e sete de agosto de 1828, foi assinada a Convenção Preliminar de Paz, em que se estabeleceu a criação de um estado independente, ainda sem um nome oficial. Tem clima temperado, com uma temperatura média de 17,5 ° C, sendo janeiro o mês mais quente, com uma média de 22,6 ° C, e julho o mês mais gelado, com uma média de 10,seis ºC. Os principais meios económicos são a agricultura, a silvicultura e a pecuária. Os recursos minerais e energéticos são escassos, e as principais indústrias são as de papel e papelão, o cimento e a refinaria de petróleo. Segundo as Nações Unidas, é o país da América Latina com o grau de alfabetização mais grande.
- Luis Hernández Medrano (discussão) 11:Vinte e nove quinze dez 2008 (UTC)
- um Biografia 1.1 Passado
- 2 Batalha de Incheon
- Intérprete / performer / interpreté
Segundo o estudo da organização Transparência Internacional, é o país da américa Latina com menor Índice de Percepção de Corrupção e o 23° no universo. O Programa das Nações Unidas pro Desenvolvimento (PNUD) diz que é o terceiro país da américa Latina (após Chile e Argentina) com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o 54º no universo.
No ano de 2018 é o terceiro nação da américa Latina (após Panamá e Chile) com o PIB (PPC) per capita mais elevado. A Corporación Latinobarómetro, em um estudo atingido em 2008, o coloca como a nação mais pacífico da América Latina. Além disso, segundo a revista norte-americana International Living é o mais recomendado da américa Latina para se viver. The Economist, o coloca entre os vinte mais democráticos, sendo o único estado sul-americano, considerado por esse índice como uma “democracia plena”. Na data colonial conheceu o país como a Banda Oriental. Nos primeiros anos da disputa independentista, se chamou Província Oriental, formando fração da União dos Povos Livres ou Liga Federal e das Províncias Unidas do Rio da Prata.
No decorrer da Invasão luso-brasileira (1816-1828) os ocupantes a chamaram de Província Cisplatina. Ao ser redigida a primeira Constituição do país, em 1830, foi adicionado ao nome da fonte geográfica o rio Uruguai, passando então a se chamar república Oriental do Uruguai. Finalmente, pela Reforma Constitucional de 1918, foi alterada a denominação oficial da República Oriental do Uruguai. Com o tempo, a nação passou a ser conhecido simplesmente como Uruguai, palavra que provém do guarani. Rio do nação do uru ou rio do uru.
É a versão do naturalista espanhol Félix de Azara. —ou codornizes do Novo Mundo— que habita as florestas da alta bacia do rio Uruguai, situada no nordeste da Argentina e o sul do Brasil, na região das Missões jesuíticas. Deste jeito, a tradução literal do guarani seria: uru; gua, “a”; e, “água”, água —rio— do uru.