O Que Resta Agora Do Terrível Lobo?

O Que Resta Agora Do Terrível Lobo?

O Que Resta Agora Do Terrível Lobo? 1

CAUDILHOS FEDERAIS Gaúchos Federais. São estas as nações que apoiam e seguem os “bárbaros” caudilhos, transformando-os em figuras poderosas, que polarizan e interpretam o destino coletivo. República e pra isso o primeiro que há que fazer é enterrar historicamente a cada um dos que de algum jeito se tornam o centro de seu povo e de sua estirpe.

“Artigas, López, Güemes, Quiroga, Rosas, Barros, como chefes, e cabeças e autoridades, são obra do povo, tua personificação mais espontânea e genuína. Sem título mais do que esse, sem finanças, sem recursos, eles têm arrastado ou guiado o público com mais poder do que os governos. Aparecem com a revolução: são os primeiros soldados” (Alberdi, Juan Bautista. Os Senhores Da Guerra. Coleção Grandes Escritores Argentinos, 3; W. Jackson, Inc. O esquema sarmientino de “civilização ou barbárie” é uma síntese preciosa, que guarda todo o segredo dessa história.

O general Mitre, pontífice máximo da fraude histórico que ainda tem apoiadores, não escondeu a abominação que sentia por “os bárbaros desorganizadores como Artigas, a quem nós enterrado historicamente” (Carta de Mitre a V. F. López. Cfr. V. F. López: Manual de História da Argentina.

esta É a confissão dos desafectos e repulsiones que moveram os enterros históricos praticados pelos liberais. Mas tua lógica tinham: Artigas e todos os caudilhos populares surgiram como encarnação do sentimento de independência que insurreccionaba os povos contra os planos absolutistas do “partido de buenos aires”, centralista e portuário. Não podiam se encarregar de sua vindicação que representa na trincheira oposta.

Não sabia da existência nem sequer entendia o que odiava; tinha a vaga impressão de que, em suas vastas extensões se elaboraravam isso, homens de brava carimbando -os senhores – que ameaçavam a civilização. Mas a qual civilização? Que Sarmiento lissitzky encarava como plasmação sobre a alma do terroir, de moldes estrangeiros que rendiam frutos benéficos em algumas latitudes, climas e sociedades de um grau de evolução muito desigual.

Artígas, López, Güemes, Quiroga, Rozas, Peñaloza, como chefes, e cabeças e autoridades, são obra do povo, tua personificação mais espontânea e genuína. Sem título mais do que este, sem finanças, sem recursos, eles flan arrastado ou guiado o povo com mais poder do que os governos.

  • 4 de dezembro: Jaime Caminho (83), diretor de cinema, roteirista e escritor (n. 1932).[341]
  • (1976): A ideologia árabe contemporânea. Trad. Miguel Bayón. Madrid: Miguel em apartamento partilhado
  • Participarão 11.400 atletas de 205 países: 6.Duzentos homens e 5.200 mulheres
  • dezenove de julho: pela Indonésia, acontece a réplica de 6,dois graus Richter, o terremoto de dezessete de julho

Jose Gervacio de Artigas. Artigas foi o que primeiro concitó os ódios dos agentes civilizadores do porto de Buenos Aires. Lhe perseguiram com furor lhe difamaron e não acallaron tuas ameaças podem nem sequer mesmo a respeito do teu sepulcro aberto no exílio. Quem impossibilita que o Rio da Prata se perca e fique señoreado por um adversário? Artigas.

entretanto, Artigas é um criminoso. Um criminoso visto que não é com os portugueses! Os ramos da videira (ou sarmentos, segundo reza o dicionário) continuam acusando-o, não obstante, de ambicioso, terrorista e feroz, citando, inclusive, que utilizava em teu próprio proveito, as rendas da província Oriental. Não empecerá aos caluniadores da pobreza franciscana em que se desenvolvía sua existência; em 1815, sua mulher e teu filho estavam em Canelones faltándoles até o mais indispensável.

O Cabildo de Montevidéu disponibilizou-lhe, desse jeito, uma casa na cidade, pra assumir a educação da guria e destinar a quantia de 100 pesos mensais. O tratado não se adequava as miras de Artigas, que reclamava o esmagamento do jogo porteño “pra que não volte a ceder trabalho.”