“Kennedy Apareceu No Debate Como Um Galã De Hollywood”

“Kennedy Apareceu No Debate Como Um Galã De Hollywood”

"Kennedy Apareceu No Debate Como Um Galã De Hollywood" 1

Richard Nixon e John Fitgerald Kennedy (JFK) protagonizaram há 50 anos, o primeiro debate político televisivo da história . Os 2 candidatos à presidência dos Estados unidos, citado por quatro vezes em frente às câmeras e muitos especialistas dizem que os encontros foram importante pra inclinar a balança a favor do candidato do partido democrata.

Manuel Campo Vidal , que foi moderado dois dos três únicos debates cara a cara celebrados em Portugal e que nos dias de hoje preside a Academia de Televisão . O jornalista analisa como aquele encontro mudou a história da televisão e da política, ao mostrar que, pela campanha, “além do assunto”, entravam assim como em jogo outros elementos de comunicação não-verbal e de imagem”. Como mudaram as campanhas eleitorais do que aquele primeiro cara a cara entre Kennedy e Nixon?

Aquele debate do ano de 1960 gerou tal choque que assustou realmente os quartéis-generais dos partidos políticos. A prova é que foram 16 anos sem a promoção de mais debates eleitorais nos Estados unidos. Todo o mundo foi mitificado e acredita que, desde então, nunca mais se deixou de fazer, mas não é bem então. Quais são os cara-a-cara?

não há dúvida que os debates eleitorais servem pra concentrar o voto sobre o assunto os partidos que participam. Se participam 2 partidos há uma concentração bipartidário. Sobre tudo, o que move é a auxiliar a participação dos eleitores, pelo motivo de é um espetáculo televisivo de primeiro grau.

  • #712 r15
  • Valor: $9.00 USD
  • Por que você não gosta de touros
  • quarenta e nove Wikipedia:Mediação informal
  • 2 Capítulo 2: Porquê pra Chorar / As Loiras se divertem mais
  • 1982: Miguel Bosé (versão francesa)
  • Romance – 2. O pescador – 3. Rima ( eu vi um ponto…)

Aquele primeiro debate foi a primeira prova disso? Teve um impacto muito vasto já que a tv naquele instante, era um meio novo e emergente. Segundo as pesquisas eleitorais, aqueles que haviam acompanhado o debate na televisão, disseram que Kennedy tinha ganho, porém os que só ouviram pelo rádio pensavam que tinha ganho Nixon. A televisão mudou as regras do jogo?

Não, os regulamentos do jogo eram as que eram. Aquele aparelho chamado televisão, que prontamente tinha infos sobre a política, mas onde não se tinham produzido debates eleitorais, demonstrou que, além das palavras, havia outros elementos de comunicação não-verbal e de imagem que contribuíram pro efeito. O mito diz Nixon perdeu porque eu suava e em razão de ia mal barbear.

Exatamente. Nixon devia ter um caráter mais bem mal-humorado, e deste dia o demonstrou. Estava muito tenso, eu suava e não havia se preparado suficientemente bem do ponto de visto do seu modo. Kennedy apareceu como um galã de cinema de Hollywood e, apesar de ser a minoria de origem irlandesa e católica, seduziu-a, com a auxílio da imagem.

A prova é que aqueles que ouviram pelo rádio consideraram mais resistente para Nixon. Diz-se assim como que Nixon recusou-se a usar maquiagem e isto o prejudicou. Não estou direito de que isso seja verdade, porque há muito de lenda a respeito esses três debates. O únicio que sabemos de certo é que o censo do candidato republicano, de Nixon, justificou aparecimento de mau humor, filtrando sofreu um golpe no joelho, ao vir ao palco. Isso lhe teria mantido em uma ocorrência de muita aflição durante várias horas, e explicaria em razão de o senhor tinha má cara.

Contudo nem isto sabemos se é verdade. Houve algumas histórias e gerou-se uma lenda. Os especialistas em intercomunicação não-verbal continuam colocando este debate como modelo para explicar que pela televisão é tão importante o que você diz como o como apareces.

será que Esses novos fatores de avaliação que foram introduzidas com a tv são de fato primordiais? Agradável, cada meio de intercomunicação é desigual. Em um jornal poderá ler e reler, pela rádio influi se você tem um tom de voz convincente ou dentro de um balde e na tv tem imagem.