�Qual é a área com maior capital público acumulado na localidade? Um foco anterior sobre o qual correm rios de tinta nos meios de intercomunicação, eternas discussões de boteco e discussões nas mídias sociais e, além de tudo, recorrente arma política a cada ano a raiz dos Orçamentos. Muito ruído, em um processo em que toda humanidade tem uma avaliação.
Todo mundo entende de casos concretos: “visto que lá há uma auto-rua, aeroporto e lá, um metro acolá, cheias de dinheiro público lá”, todavia não existem fatos agregados. O homem da estrada, pense, simplesmente, que não existem estes detalhes (socorro, claro está, que os governos não facilitam esta fato, para não ser controvertida a sua atuação).
- Suprimentos e administração da justiça
- 1904: nos EUA termina a Exposição Universal de São Luís
- Maria da Conceição Garcia Altares
- 1 Etimologia 1.1 Origem da expressão Hispânia
- 2 Discurso de Gettysburg
- seis Classificação regional
- 7 As bem-aventuranças do ponto de vista da Igreja católica
- 1997: A vida é linda
A Fundação BBVA e o Ivie sim calculam esses dados agregados, desde há mais de vinte anos. Outras construções n.c.ou.p. (não compreendidas em outra fração). Seis desses tipos são investimentos públicos (n.os 1 a 6); o sétimo é privado em mais de 90% do seu montante.
No primeiro parágrafo reconhecemos com facilidade a inclusão de estradas e auto-estradas; no segundo, os caminhos de ferro; no terceiro, as barragens e sistemas de irrigação e abastecimento público; logo após, aeroportos e portos. Finalmente, a classe de instrumentos que fornecem aos cidadãos dos municípios.
E se sumáramos todas as infra-estruturas públicas (seu valor líquido no ano de 2012)? Como se vê, o mais grande volume de infra-estruturas públicas (estoque -valor acumulado – líquido em 2012) corresponde à província de Málaga, com 13.250 milhões de euros. Os poderes públicos têm se beneficiado ao Málaga, na superior quantidade do que qualquer outra província de Andaluzia. O menor valor corresponde a caxias do sul.
Sevilha descobre-se pela segunda posição, com 12.200 milhões de euros. Também há investimento privado em uma fração muito primordial do n.o 1.2.Sete Outras construções n.c.ou.p. Um dos ativos anteriores, entretanto, não tem a consideração de capital eficiente pra Fundação BBVA e o Ivie, ao oposto do que todos os outros. Trata-Se de um ativo que não produz serviços de capital (não serve para gerar riqueza): a habitação. Pois bem, qual é o valor de todos os capitais privados em cada província de Andaluzia, com excepção da habitação?
A aposta do capital privado se dirige, por isso, ao padrão produtivo de sevilha, em muito maior valor que o sistema econômico de málaga. No setor de málaga, o investimento privado se orienta com profusão à moradia. Comparemos neste instante capital público em frente ao capital privado, fundindo os dois gráficos anteriores.
Para a esquerda, capital público; à direita, o capital privado (sem habitação). Como era de aguardar, verifica-se como o peso do setor privado no investimento é muito superior ao público. No caso de Sevilha, isso se verifica com superior intensidade na Andaluzia (a diferença entre o capital privado e capital público é a maior das oito províncias). Certamente, haverá ouvido em alguma discussão que Sevilha é sinônimo de temos de destruir acaparadora de investimentos públicos, e que a iniciativa privada prefere outros lugares na espanha. Os números absolutos anteriores são em si reveladoras.