Pra essa finalidade, você tem que baixar cada dia até o fundo de tua cratera, onde o gás sulfuroso que emana das entranhas da Terra se solidifica ao entrar em contato com o ar. Depois de arrancar grandes rochas de enxofre, que no total chegam a pesar cerca de 70 quilos, as transporta em duas cestas de bambu, que carrega sobre os seus ombros através de trilhas íngremes de pedra. “Como o normal é carregar setenta quilos, tiramos umas 46.000 rúpias (3,oito euros), em cada viagem”, explica Anto, que costuma fazer 3 modificações diários.
Leva 3 horas em qualquer um e acaba moído, mas permitem reunir 138.000 rúpias (11,5 euros) no conclusão do dia. Embora pareça uma miséria pra tão desumano interesse, é o triplo do que ganharia no campo. Aos vinte e sete anos, Anto leva 3 em curso o pelego no Kawah Ijen, cujo enxofre neste instante começou a cobrar seu preço, apesar de cobrir o rosto com uma máscara e óculos especiais. Tem asma, respira com contrariedade, tossir constantemente, e lhe irritam os olhos pelos gases tóxicos que despede-se o vulcão.
É o valor que devia pagar para concretizar o seu sonho. “Trabalharei mais dois anos, porque aspiro abrir uma loja ou preparar-se espanhol ou francês”, promete em um inglês mais do que aceitável. Punido na existência, esse jovem simpático e inteligente poderia ser guia turístico, atendente ou recepcionista de um hotel, no entanto, em vez disso há o trabalho de uma mula.
apesar de suas colheitas ricas proveitos, a corporação mineira não tem usinagem a extração do enxofre pra economizar custos e nem sequer dá nenhum instrumento pros carregadores, que trabalham por sua conta e em tão alto grau o peso. “Este trabalho é para os animais, e não para as pessoas”, protesto Madrusin, um corpulento, carregador de quarenta e dois anos que leva no Kawah Ijen 3 décadas, desde que deixou a faculdade. Capaz de suspender até 110 quilos, garante que suportará a trabalhar “tudo posso”, visto que precisa de dinheiro pra educar seus três filhos, entre os 18 e 10 anos. Balançando a cesta de costas, Unainik já só pode carregar 50 quilos seus cinquenta e três anos.
a Cada dia, ele e seus companheiros arrancam o vulcão 15 toneladas de enxofre, que três caminhões movidos para o armazém de Tamansari, a 18 quilômetros de distância, por um caminho de cabras entre a vegetação rasteira. “Não me jubilaré, morrerei nesse lugar, pelo motivo de o vulcão tem sido toda a minha existência”, proclama Unainik abrindo bem a boca, onde lhe faltam incalculáveis dentes. De seus 5 filhos, o mais velho, de 30 anos, também trabalha carregando enxofre. O tempo passa, todavia a miséria perpetua de formação em criação, um dos ofícios mais difíceis do mundo: o que exercem as mulas humanas do Kawah Ijen.
Para o caso, o mesmo dá. Quem é apto de brilhar, mesmo que possa ser com uma ostentação fingida, consegue receber um local sob o sol do mundo, entre as pessoas que realmente conta. Sem mais prioridade do que conduzir um trem de vida rumboso, Branca de Sol não permite que nenhuma consideração sentimental a e também teu caminho.
Assim, quando a sua pretendente lhe irão mal os negócios, eu acho em deixá-lo para comparecer com Serafim, herdeiro de uma bonita fortuna de dois milhões. Certo de que esse é um bruto, desprovido de atrativos físicos, todavia tem a fortuna a que ela aspira.
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” Porque, mais do que um namorado com dinheiro, o que se procura é “dinheiro com o namorado”. Seu próprio nome é uma alusão a esta obsessão na liquidez. Porque, se bem que “Branca” tem conotação de pureza e inocência, “Sol”, é uma fonte para a moeda nacional. A contraposição entre os dois termos serve pra caracterizar, ironicamente, a um personagem, em que os valores espirituais brilham por sua falta.
Não é que a personagem é muito obrigada a usar certos truques para abrir-se passo entre a burguesia endinheirada. O que faz, o faz por causa de sai de lá, da íntima convicção de que só uma realidade conta no universo, a riqueza. Para estar no topo, não hesita em sacrificar qualquer outro estilo da existência, incluindo o cuidado de seus 6 filhos.
A novela, desse modo, não é um canto à independência, porém uma denúncia contra as mulheres com prioridades diferentes das de uma mãe e uma esposa. Os valores habituais da família patriarcal não se põe em questão. Mais saem reforçados através de um modelo disfuncional, em que uma mulher frívola e um marido fraco não sabem cumprir tuas funções.