“foi-me casa da garota…”. Com esta frase, conta a estilista e costureira Saray Montoya, que costuma começar tudo. É o que dizem do outro lado do telefone das mães, no momento em que a chamam pra requisitar-lhe que lhe faça a filha com seu traje de noiva. Melhor dito, suas roupas de noiva.
Aí começa o espetáculo. Porque fazer vestidos de cerimônia de casamento cigano é quase o equivalente a aprontar uma criação teatral. Montoya é hoje uma das criadoras mais conhecidas e requisitadas de sua guilda. Neta do lendário bailaor Farruco, no entanto empregada com ele como se fosse teu pai, não só ia pra bailaora, como queria teu avô, entretanto que foi durante vários anos.
Por algo tinha nascido nesta dinastia cigana que saíram de seus primos Farruquito e O Farru. Mas ela o que ela queria na realidade era costura. Já de pequena academia de teu avô ajustava as toalhas de mesa de bolinhas e fazia silhuetas das peças de roupa.
O strass é o fator chave apto de fazer com que o gasto de um vestido aumente de modo exponencial. Os cristais, lantejoulas e contas de vidro combinam-se para gerar a imagem mais espetacular possível. Às vezes, Montoya recebe uma chamada com menos de um mês de antecedência.
- Reino Unido: 11 anos (taxa de divórcio de 42%)
- dezoito boas festas
- Aluga uma tenda
- !R¡€ 00:19, 2 março 2006 (CET)
- Te Amo
- “pão é Pão, geléia é geléia, não há afeto sem uma batalha”
- Peter Sagan, muito mais do que o ‘showman’ dos cavalos
- Sobre o ponto 12, há uma proposta feita neste local
Mas aceitar pedidos como estes normalmente requer, entre as costureiras mais conhecidas das famílias, pelo menos, seis meses. “Um casamento cigano é uma loucura. Você ganha muito dinheiro, sim, porém se tornam literalmente louco. Há muita imposição, estão muito acima e requisitar-lhe muitas transformações”, conta o designer canário Willy Díaz, famoso por suas criações de carnaval e que começou assim como a fazer roupas pra esses hiperlinks já há vinte anos. Sua primeira encomenda veio de uma menina que tinha visto os seus trajes carnavalescos e queria qualquer coisa semelhante para o seu link.
Algumas costureiras, como Aina rio tinto, em Palma, que soma imediatamente mais de três décadas vestindo as ciganas em suas celebrações, pedem até um ano de tempo pra dar seus trabalhos. Jodar confessa que a ela nesse universo cigano deu “existência”, porque a toda a hora quis trabalhar pro teatro, e isso é puro espetáculo. “É o dia mais sério e fazer um casamento para elas é atirar a moradia pela janela.
Assim que são colocados o mais vasto”, resume. Um casamento cigano, escusado será relatar, não é um casamento qualquer. Na maioria das zonas de Portugal hoje duram um dia, porém ainda há lugares onde os festejos prolongam-se até três. E enfeitar com uma namorada implica coserle, no mínimo, 3 vestidos diferentes, até já quatro.
, E de qualquer um implica acessórios, penteado e maquiagem adequados ao look. A nova namorada, Pipi, dança o dia de seu casamento com o segundo vestido, de corte sereia e decote coração. Morabel Morales chegou à moda nupcial pra casamentos ciganos por caminhos inusitados: através da música, o artista, artes cênicas e o tipo televisivo.